• Sobre o WordPress
    • WordPress.org
    • Documentação
    • Suporte
    • Feedback
  • Login
  • Blog
  • Contato
  • Suporte Técnico
Doutor CarroDoutor Carro
  • Blog
  • Contato
  • Suporte Técnico

Artigos

  • Home
  • Blog
  • Artigos
  • Barulhos e defeitos intrigantes da suspensão

Barulhos e defeitos intrigantes da suspensão

  • Postado por Dr CARRO
  • Categorias Artigos, Suspensão
  • Data 22 de abril de 2014

Um consumidor solicita a troca dos amortecedores para a solução de barulhos da suspensão, mas não seria apenas um parafuso solto ou um step sambando dentro do porta malas?

[adsense]Todos sabemos que trocar peças é algo relativamente fácil, mas a conta ninguém gosta de pagar, acimada de tudo quando a despesa não oferece a solução esperada, o que provoca uma cólica imediata na barriga de qualquer um. Suponha então que solicitação inicial da troca dos amortecedores está baseada na esperança do consumidor de solucionar um barulho na suspensão, e que tentativa de solucionar o problema já tenha agregado outra dezena de peças, e mesmo após 4 novos retornos ao mecânico o defeito persiste. O desespero não baterá só no consumidor, como também no profissional responsável pelo diagnóstico, que apostou no pedido inicial do cliente que estava baseado no “achismo” ou no conhecimento comum.

FORA DA CAIXA
Admito que a frase “Pense fora da caixa” é algo novo pra mim, mas apenas a frase em si, pois a idéia que ela imprime é algo que pratico a muito tempo. Essa forma de trabalho é um diferencial que martelo em meus treinamentos e palestras, pois poderá ser o divisor entre fazer, e fazer muito bem. Vamos estudar alguns casos:

1. O Toyota Corolla ao atingir a velocidade de 100 km/h vibra como se seu semi-eixo ou rodas estivessem desbalanceadas, mas na verdade a solução está na ausência dos contra pesos do agregado que foram inadvertidamente removidos, ou seja, mesmo após a troca de inúmeras peças o defeito persistiu, pois não se tratava de peças defeituosos e sim, ausentes!

2. O Palio apresentava um estalo único na roda em manobras paradas e mesmo após a troca de inúmeras peças incluindo as juntas homocinéticas o defeito persistiu mas se ausentavam por alguns dias, ou seja,  surtiam um efeito promissor, pois o estalo parava nos primeiros dias, mas retornavam e mesmo após inúmeras trocas de juntas homocinéticas o defeito foi resolvido de verdade graças a observação da trava do rolamento da roda que estava deformada, o que indicava que o rolamento se movimentava  dentro da manga do eixo emitindo um estalo.

3. A S10 apresenta um estalo na traseira intermitente em ruas de paralelepípedo e após dias de muito trabalho e troca de peças como feixe de molas e reaperto total de todos os parafusos do veículo o defeito persistiu e no final o defeito não passava de uma solda defeituosa na estrutura da parte de trás da cabina dupla, ou seja, sem relação alguma com a suspensão.

4. A S10 apresenta um toc toc na suspensão dianteira que pode ser nitidamente percebido em ruas esburacadas e basta trocar os pinos das portas para que o defeito seja resolvido, já que o barulho não vinha da suspensão e sim das dobradiças das pesadíssimas portas que batiam devido a folga em seus pinos elásticos.

5. O Gol apresenta um defeito característico de batidas de suspensão ou sistema de direção que na verdade acontece na dobradiça folgada do capô do motor, como você pode observar em um dos nossos vídeos da lista de reprodução deste artigo.

6. O Honda Civic apresenta um defeito intrigante que leva muita gente a trocar a caixa de direção que pode ser resolvido facilmente ou não, pois o defeito verdadeiro se perde em duas soluções com o mesmo sintoma, e você já deve saber quais são elas, já que sabe que o capô pode apresentar folga em sua dobradiça, como também nas portas.

A SOLUÇÃO

Sem ser saudosista eu remeto você leitor ao seriado Arquivo X que sempre lembrava a todos que “A VERDADE ESTÁ LA FORA”

BANNER ARTIGOS

  • Compartilhe:
author avatar
Dr CARRO

Post anterior

Retrovisor TYC
22 de abril de 2014

Próximo post

Marcha Lenta e o Atuador Injustiçado
22 de abril de 2014

Você também pode gostar

Emissões de gases poluentes – Conheça o sensor de oxigênio que controla a eficiência do catalizador
25 outubro, 2016

Entenda a função da segunda sonda, pós catalizador, e resolva erros de anti poluição, acendimento da luz da injeção e até de potência do motor.

demo_image
Trocou tudo e não resolveu? Conheça o Telecarregamento
21 outubro, 2016
demo_image
ECONOMIA BESTA – GAMBIARRAS ENFADONHAS QUE PREJUDICAM O CONSUMIDOR
18 outubro, 2016

Search

Categorias

  • Air Bag
  • Artigos
  • Blog
  • Business
  • Cambio Transmissão
  • Catálogos de Correias
  • Catálogos de Radiador e Arrefecimento
  • Controle Acura
  • Controle Audi
  • Controle BMW
  • Correia Dentada
  • Design / Branding
  • Direção
  • Elétrica
  • Falha Motor
  • Flange Bomba Combustível
  • Freios
  • Injeção Eletrônica
  • Manuais
  • Manuais do Proprietário
  • Motor Mecanica
  • Ocultos so com link
  • Palhetas do Limpador do Parabrisa
  • Programação Controle Remoto
  • Reservatórios
  • Suspensão
  • Treinamento Consultoria
  • Uncategorized

Arquivos

  • outubro 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • janeiro 2016
  • outubro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • maio 2015
  • março 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
logo-doutor-carro
vendas@doutorcarro.com.br
(12) 991602662
Facebook
Instagram
Youtube
Whatsapp
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.