Bateria explode! Cuidados especias para trocar, carregar ou fazer chupeta.
O motor de arranque gira devagar e seu vizinho prestativo logo surge com um cabo de chupeta e o que poderia ser a salvação, acaba na emergência do hospital com seu vizinho gritando desesperado com as mãos sobre os olhos!
A bateria de acumuladores químicos ou simplesmente, bateria, é o coração da parte elétrica e sua principal função é fornecer energia quando o veículo está desligado, quando o sistema gerador de eletricidade apresentar falhas ou absorver picos de tensão, mas o que muitos não sabem é que ela é uma verdadeira bomba e pode explodir a qualquer momento, principalmente quando desconectamos ela ou mesmo quando fazemos uma alimentação externa, tudo devido a possíveis faíscas no movimento dos seus terminais elétricos, que incendeiam os gases explosivos liberados pela bateria, provocando incêndios, queimaduras e até uma terrível explosão.
AVISOS DESCRITOS NOS MANUAIS DO PRODUTO
A qualidade das informações descritas nos manuais variam conforme o fabricante:
- Use sempre óculos de proteção, luvas e roupas especiais.
- Mantenha as baterias fora do alcance de crianças.
- Mantenha a bateria longe de faíscas, chamas e evite fumar próximo a baterias.
- Evita curtos circuítos ou faíscas
- Limpe a bateria com pano úmido e nunca com panos secos.
- Evite contato com o ácido da bateria, pois ele é extremamente corrosivo, podendo causar queimaduras e até cegueira
DICAS
O frio é o principal inimigo da bateria, o momento crítico é a partida, e para ajudar algumas dicas simples podem ajudar muito:
- Evite ouvir rádio ou ligar consumidores elétricos com o motor desligado.
- Nunca de partida com o ar condicionado ou qualquer outro consumidor ligado.
- Preste atenção ao desempenho da partida a frio indicado no rótulo do produto quando for substitui-lo. Esta informação é indica em Ah (amperes-hora) e deve seguir as indicações contidas no manual do veículo.
- Toda bateria com acido se auto descarrega e a temperatura e a umidade são os principais vilões.
- A sulfatagem é um processo que ocorre durante o processo de auto descarga, ou seja, a formação de sulfato de chumbo nas placas positivas e negativas o que prejudica o desempenho e minimiza a vida útil da bateria.
- Uma bateria aparentemente descarregada, pode na verdade estar isolada e fazer uma chupeta neste caso pode causar um terrível prejuízo e por isso recomendamos que o técnico avalie a bateria antes do procedimento.
BATERIAS SELADAS – LIVRES DE MANUTENÇÃO (DURANTE A VIDA ÚTIL)
Existem várias tecnologias e produtos disponíveis no mercado geralmente livres de antimônio e as de qualidade superior contam com chumbo-cálcio-prata, oferecendo uma elevação de potência de partida aproximadamente 30% maior do que as baterias convencionais e baterias de boa qualidade também contam interruptores anti chamas, o que minimiza o consumo de água e impede o vazamento de liquido caso a bateria seja inclinada, dando mais segurança e durabilidade.
TROCANDO A BATERIA
A troca deve ser feita com muita atenção, mas não é um procedimento complicado e deixamos algumas dicas:
- Coloque óculos, luvas, avental de proteção e faça o procedimento em um local bem arejado.
- Alimente o sistema elétrico do veículo com uma bateria auxiliar para evitar a perda de configuração dos componentes eletrônicos.
- Desligue primeiramente o terminal negativo e depois o positivo, mas lembre que o sistema está energizado e cobrir o terminal positivo com um isolante é fundamental. Utilize um pedaço de câmara de pneu.
- Solte a fixação da bateria.
- Limpe os terminais, caso possuam zinabre, com aguá corrente. Veja a dica.
- Instale a bateria nova na forma inversa, ligando o terminal negativo por último.
- Desligue a bateria auxiliar.
- Realize testes no sistema de carga.
RESPONDA
O que pode ocorrer com está mulher, caso a bateria exploda devido a uma faísca?