Batida no Sistema de Direção
A suspensão bate, mas o defeito pode ser no sistema de direção!
Trocar peças é fácil e lucrativo, mas resolver o problema é a obrigação básica do profissional que em muitos casos é deixada por último, transformando o reparo do veiculo em uma enorme dor de cabeça!
Um teste simples é o balanço de volante, ou seja, com o veículo ainda no solo, é preciso que o volante seja balançado de um lado ao outro para que o sistema de direção demonstre possíveis folgas, o que infelizmente não é muito praticado nas oficinas. Se o proprietário tomar a atitude de balançar o volante e pedir que o profissional avalie folgas, a conta pode diminuir muito como também o tempo na oficina.
[adsense]O mais incrível é que muitos “pró fissionias” não praticam a correta avaliação dos itens de direção, e muitas vezes já partem direto para os amortecedores, até por que muitos consumidores já vislumbram o coitado do amortecedor, que em 99% dos casos não é o defeito, que na maioria dos casos vem de pivôs, terminais, caixas ou kits com folga e quase que automaticamente acabam por levar erroneamente à troca de um amortecedor em perfeito estado.
O paradigma popular de que falhamento é bico sujo, suspensão é amortecedor e freio ruim é pastilha, acaba por gerar inúmeras despesas totalmente desnecessárias.
Na próxima vez que você levar seu carro para reparar um defeito que você acredita que seja na suspensão, é preciso lembrar que o defeito pode passar longe de ser um amortecedor defeituoso e até mesmo estar no sistema de direção.
DICA
Avaliar ainda no solo:
- Terminais de direção
- Barra Axial
- Folga na caixa de direção
- Folga na articulação de ligação entre a caixa e a barra que se liga ao volante.
Após essas verificações é preciso avaliar a suspensão com o veículo ainda no solo, através de um balanço lateral.