Conheça o Interruptor Inercial e faça seu carro funcionar novamente.
Pegou um buraco, mandou lavar o carro ou efetuar um reparo e o carro não pegou mais?
[adsense] Os automóveis atuais possuem sistemas micro controlados e vários recursos de segurança desconhecidos tanto dos consumidores quanto de alguns reparadores ou prestadores de serviços automotivos que não compreendem totalmente os sistemas embarcados. Um item muito importante é o interruptor inercial ou FPS, que bloqueia o funcionamento da bomba elétrica de combustível através do corte de sua alimentação elétrica, protegendo assim o veículo e seus ocupantes de um possível incêndio de grandes proporções e outros perigos reais.
Infelizmente este mágico sistema de segurança não é aplicado a todos os veículos, mas você os encontra em grande parte nos veículos Europeus e Japoneses seguidos de alguns poucos americanos e outros.
O interruptor inercial é um mecanismo eletromecânico que se desarma ao sofrer algum tipo de impacto e alguns eletrônico para alguns poucos modelos TOP de linha, mas ambos tem sua função primordial relacionada a interrupção elétrica da bomba de combustível ou sistemas relacionados, pois você não vai querer que o combustível continue a ser bombeado em caso de acidente, mas alguns acidentes menores podem provocar o desarme do interruptor e deixar você ou seu reparador de cabelos brancos.
Os interruptores inerciais eletromecânicos ficam localizados geralmente em 4 pontos:
- Coluna das portas (FORD)
- Ao lado do pedal de embreagem e abaixo do banco do motorista (FIAT)
- No cofre do motor, em inúmeras montadoras.
Desarmando acidentalmente o interruptor inercial:
- Cuidado ao passar aspirador dentro do veiculo, pois qualquer impacto no interruptor poderá desarma-lo.
- Cuidado ao efetuar algum tipo de serviço que demande batidas na carroceria, pois essa vibração poderá desarmar o iterruptor.
- Cuidado ao lavar o motor, pois a corrosão poderá comprometer a eficiência elétrica do interruptor.
DEFEITOS COMUNS DO INTERRUPTOR
- Oxidação de seus contatos elétricos internos podendo interromper o funcionamento da bomba.
- Mau contato ou derretimento dos terminais de ligação e de sua fiação.
- Desativação acidental causada por peça solta, que acaba batendo e disparando o interruptor.
- O Fiat Tipo, por exemplo, possui o interruptor montado abaixo do banco do motorista e sofre muito com umidade, o que provoca corrosão em seus terminais e contatos, cortando o funcionamento da bomba de combustível.
- Bomba de combustível, filtros ou qualquer outro item defeituoso que aumente a demanda de corrente elétrica poderá sobre carregar os terminais e contatos elétricos do interruptor inercial.
REATIVANDO O SISTEMA ELETROMECÂNICO
O interruptor inercial trás uma capa vermelha que protege e sinaliza o local a ser calcado para a reativação do sistema, ou seja, se o veículo sofrer um impacto e desarmar o interruptor inercial, bastará apertar o interruptor e sentir o clique e pronto, o sistema está ativo novamente, mas atenção, verifique se o sistema não sofreu alguma avaria, pois em caso de vazamentos de combustível, sua segurança estará seriamente comprometida.
INTERRUPTOR INERCIAL ELETRÔNICO
Calma, se você já virou o carro do avesso e não achou o interruptor, é possível que a montadora de seu carro já o tenha integrando ao próprio AIR BAG, mas calma pois a função de desarmar a alimentação de combustível não se relaciona necessariamente a detonação das bolsas, pois isto dependerá do calculo feito pelo controlador que poderá ativar somente a função de interrupção, e a reativação do sistema de alimentação demanda o uso do aparelho (scanner) para liberar o funcionamento do veículo ou em alguns casos basta desligar e ligar a chave que tudo volta ao normal, mas o importante mesmo é que o sistema corte o combustível, pois imagine você desmaiado, o carro pegando fogo e o combustível jorrando, credo.