Falhas eletrônicas causadas por aterramento.
Descubra que um mau contato na fase negativa pode provocar um colapso no sistema eletro/eletrônico de seu veículo.
Muitos profissionais que iniciaram seus estudos no início da chegada dos sistemas de injeção eletrônica se recordam que os manuais e cursos ministrados na época apontavam a obrigatoriedade de se avaliar o estado dos cabos de alimentação negativos e positivos em busca de falhas em sua alimentação ou resistência devido à algum mau contato e somente então é que se deveria buscar por falhas mais complexas em sensores, atuadores, ou mesmo em unidades de comando. Antigamente era comum a utilização de ferramentas como a saudosa Interface de Diagnóstico BOB2000 que podia ser instalada entre o plug dos cambos e conector do módulo a fim de se avaliar os sinais e alimentações que chegavam e saiam dos módulos de comando. Essa ferramenta foi um grande aliado na fase analógica dos sistemas de controle que equipavam os veículos brasileiros entre os anos 80 e 90.
Nesta imagem você nota que uma placa de testes fornecesse confortavelmente um acesso ao que ocorre nos cabo de entrada e saído do módulo, o que excluia a necessidade de se furar os cabos ou mesmo que o profissional precise ficar ajoelhado ou de ponta cabeça a fim de avaliar sinais de entrada ou saída. Os conectores do Bob2000 ficavam montados entre o módulo e o plug, e o sinal que ali transitava ficava a disposição do profissional. Naturalmente um problema pode ser por culpa, por exemplo, de um mau contato no próprio conector do módulo, mas quando a pane não ocorre ali, o uso do Bob 2000 era bastante prático e útil, mas infelizmente é uma ferramenta que ficou no passado.
Naturalmente o Scanner moderno utilizado nos sistemas digitais da atualidade superam a prática única dos testes antes executados a partir do uso do Bob2000 e um multímetro, mas imagine que além do uso do Scanner, o profissional pudesse se valer também do Bob2000 para avaliar os sinais de entrada de alimentações do módulo de controle, como a alimentação negativa e positiva constante, ou pós chave, e que ainda tivesse a oportunidade prática de avaliar o sinal real gerado pelas unidade de comando da forma confortável que é fornecida pela interface como a Bob2000, que pode colocar todo o fluxo do sistema em cima do banco do passageiro para deleite do reparador.
Hoje é fundamental que o reparador redobre a atenção quanto aos sistemas primários de alimentação dos sistemas de controle do motor, freios entre outros, e que pratique o uso do multímetro e osciloscópio de forma intensa da maneira que for possível, seja espetando cabos ou utilizando adaptadores, pois uma interface como Bob2000 não está mais disponível como no passado.
[adsense]Note que muitos componentes antes movimentados pelo homem, motor ou mesmo pelo vácuo, agora passam a ser movimentados por motores elétricos e solenóides como, por exemplo, direções elétricas, freios, aceleradores e até mesmo válvulas termostáticas. Agora avalie a possibilidade de uma falha da fase terra comum de um atuador responsável pelo fluxo de liquido refrigerante do motor, e de um módulo de controle do sistema de freios ABS. A pane neste caso pode criar um defeito super complicado de se diagnosticar devido aos múltiplos sintomas que podem ser gerados, como um veículo que aquece somente quando o freio é muito utilizado ou de um motor que apaga quando o carro chega a temperatura ideal de trabalho.
Tenha atenção aos cabos negativos e positivos, e se você gostou dessa dica, por favor, compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário logo abaixo. Para perguntas clique aqui.
Tag:aterramento, negativo, terra