• Sobre o WordPress
    • WordPress.org
    • Documentação
    • Suporte
    • Feedback
  • Login
  • Blog
  • Contato
  • Suporte Técnico
Doutor CarroDoutor Carro
  • Blog
  • Contato
  • Suporte Técnico

Artigos

  • Home
  • Blog
  • Artigos
  • O Pneu Furou?

O Pneu Furou?

  • Postado por Dr CARRO
  • Categorias Artigos, Direção, Suspensão
  • Data 1 de abril de 2013

Trocar um pneu é algo simples para quem o faz pela segunda vez. A primeira vez pede uma sequência simples de movimentos que trazem segurança e eficiencia à troca deste item tão importante.

 

Antes de falarmos das dicas, vamos lembrar a sequência para uma troca segura do pneu furado:

  1. “Se o pneu furou, acenda o farol” Esse trecho da música de Tim Maia serve para lembrar que a segurança vem em primeiríssimo lugar. Lembre de sinalizar o local da troca com o triângulo, lanterna ou outros, para que ninguém colida com você durante a substituição do pneu furado.
  2. Verifique se o step está cheio e se as ferramentas para a substituição estão presentes:
  • Triangulo de Sinalização (primeiro item a ser utilizado para sua segurança)
  • Macaco para levantar o veículo
  • Chave de Roda (antes de tudo, verifique se a chave de roda se encaixa perfeitamente nos parafusos da roda)

Agora que tudo está certo, vamos trocar o pneu:

  1. Puxe o Freio de Mão e coloque calços como pedras nas rodas para evitar que o veículo se movimente.
  2. Afrouxe o aperto dos parafusos da roda a ser substituida, mas não remova os parafusos totalmente.
  3. Encaixe o macaco no local de apoio do veículo e levante o veículo bem devagar, sempre observando a inclinação do macaco e o comportamento do solo onde ele se apoia (se o solo ceder, a dica é calçar com um pedaço de madeira).
  4. Com o pneu já no alto, ou seja livre para remoção, é chegado o momento de se terminar de remover os parafusos que seguram a roda. Lembrando que você soltou os parafusos com o carro ainda no solo e agora é só terminar de remove-los.
  5. Substitua a roda com pneu furado e proceda a montagem com a seqüência inversa a desmontagem.
  6. Coloque os parafusos da roda, apenas encostando os parafusos sem dar o aperto final, lembrando que o carro está no alto e o veículo está levantado sobre o macaco e pode cair caso tente dar um aperto forte nos parafusos.
  7. Abaixe o macaco lentamente.
  8. Aperte definitivamente os parafusos que seguram a roda.
  9. Guarde o pneu furado e as ferramentas.
  10. Agora sim, você pode remover os apoios de segurança que você talvez tenha colocado nas rodas.
  11. Por último remova a sinalização de segurança e siga até uma oficina para dar o aperto na roda com o Torquimetro, para calibrar o step que você montou, consertar o pneu furado ou mesmo substituir o pneu por um novo.

Torquimetro

O torquimetro é uma ferramenta calibrada que dá um aperto correto nos parafusos da roda evitando assim que se desprenda ou que as roscas dos parafusos se danifiquem por excesso de aperto.

Evite o uso de máquinas de impacto nos parafusos da roda ou confira o aperto obrigatóriamente com o torquimetro, pois máquinas de impacto podem falhar por vários motivos.

Troca Resumida

  1. Sinalize o local de Troca.
  2. Breque o veículo.
  3. Solte apenas o aperto dos parafusos da roda (com o carro ainda no solo).
  4. Levante o veículo até liberar a roda.
  5. Remova totalmente os parafusos que você desapertou no solo e substitua a roda.
  6. Aplique os parafusos até o fim de sua rosca sem apertar.
  7. Desça o veículo totalmente ao solo.
  8. Aperte totalmente os parafusos da roda.
  9. Guarde as ferramentas e a roda com pneu furado.
  10. Recolha o item de sinalização.

Pronto, agora você pode seguir até uma oficina e conferir o resto.

  • Segue agora 4 dicas caso a situação se complique

1 – Caso os parafusos estejam travados

2 – Torquimetro

O Torquimetro é utilizado para evitar danos aos parafusos por excesso ou falta de aperto. Esses danos vão de danos a rosca, quebra do parafuso ou mesmo evitar que fiquem soltos por aperto insuficiente. Rodas de alumínio, são as que mais necessitam da utilização desta ferramenta para um correto aperto.

Um exemplo de dano, é o excesso de aperto nas porcas da roda da caminhonete Hilux. O fabricante indica um máximo de 12 kilos de aperto, e quando excedido esse torque, o prisioneiro que segura a roda costuma se romper causando transtornos e prejuízos ao proprietário, sem falar na segurança.

3 – Parafusos 

O vídeo abaixo mostra uma dica sobre parafusos de roda e possíveis danos.

 

4 – Roda presa, mesmo sem os parafusos

[adsense]Caso você solte totalmente os parafusos e a roda não saia do lugar, é possível que a roda tenha grudado o seu centro de apoio, devido a ferrugem, e a dica é apenas soltar o aperto da roda com o carro no solo e ir para frente e para trás, para que o centro da roda se solte, já que seus parafusos estão frouxos e a ferrugem que travou o centro da roda ao cubo, não vai aguentar o peso do veículo, e assim se soltará. Bater na roda com o carro levantado no macaco, é super perigoso, e por isso vale mais seguir a dica para não suar a camisa, mas lembre de realizar este procedimento com os parafusos frouxos, e nunca sem eles, se não quando o cubo se desprender, a roda vai cair, ok!

Para finalizar eu recomendo que sempre tenha consigo um pedaço de cano para aumentar a força da chave de roda, um pedaço de madeira para colocar entre o solo e o macaco, e um daqueles protetores de para-brisa para colocar no chão caso precise se deitar. Nunca coloque sua perna embaixo do carro durante a troca, pois o macaco pode falhar, e ai você vai perder o jantar de aniversario de casamento de sua querida Bisavó!

BANNER ARTIGOS

  • Compartilhe:
author avatar
Dr CARRO

Post anterior

Pane eletroeletrônica causada por danos no chicote
1 de abril de 2013

Próximo post

Aceleração Irregular e a Regulagem da Borboleta
1 de abril de 2013

Você também pode gostar

Emissões de gases poluentes – Conheça o sensor de oxigênio que controla a eficiência do catalizador
25 outubro, 2016

Entenda a função da segunda sonda, pós catalizador, e resolva erros de anti poluição, acendimento da luz da injeção e até de potência do motor.

demo_image
Trocou tudo e não resolveu? Conheça o Telecarregamento
21 outubro, 2016
demo_image
ECONOMIA BESTA – GAMBIARRAS ENFADONHAS QUE PREJUDICAM O CONSUMIDOR
18 outubro, 2016

Search

Categorias

  • Air Bag
  • Artigos
  • Blog
  • Business
  • Cambio Transmissão
  • Catálogos de Correias
  • Catálogos de Radiador e Arrefecimento
  • Controle Acura
  • Controle Audi
  • Controle BMW
  • Correia Dentada
  • Design / Branding
  • Direção
  • Elétrica
  • Falha Motor
  • Flange Bomba Combustível
  • Freios
  • Injeção Eletrônica
  • Manuais
  • Manuais do Proprietário
  • Motor Mecanica
  • Ocultos so com link
  • Palhetas do Limpador do Parabrisa
  • Programação Controle Remoto
  • Reservatórios
  • Suspensão
  • Treinamento Consultoria
  • Uncategorized

Arquivos

  • outubro 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • janeiro 2016
  • outubro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • maio 2015
  • março 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
logo-doutor-carro
vendas@doutorcarro.com.br
(12) 991602662
Facebook
Instagram
Youtube
Whatsapp
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Cookie settingsACEITAR
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessário
Sempre Ativado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Não necessário

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.