O liquido não precisa ser completado, a não ser que ocorra algum tipo de vazamento, o que é muito grave!
[adsense]Quando um frentista avalia o nível do liquido do radiador, e toma o impulso de completa-lo, é hora de acender uma luz vermelha e correr até sua oficina de confiança, pois algo não vai bem, já que possivelmente o terrível super aquecimento vai atingir o motor de seu veículo, e causar um enorme prejuízo. O prejuízo maior costuma ocorrer pelo uso do achismo, que leva o proprietário à apenas completar o sistema e adiar o reparo necessário, ou ainda dar ouvidos aos “mecânicos maniacos” que tem a ousadia de dizer que aditivo de radiador não presta ou que completar a quantidade de um copo por mês é algo normal. Normal sim, é não ter que completar o nível, e sair logo em busca de informações com bons profissionais, que tenham o conhecimento mínimo necessário sobre o sistema de refrigeração do motor, e que possam trocar o aditivo periodicamente e que saibam realizar os devidos testes básicos no sistema em busca de falhas presentes, ou de problemas que ocorrerão por evidências de desgaste ou pelo tempo determinado pelo manual do fabricante. Diferente do que muitos achadores de plantão alegam, os engenheiros sabem sim o que fazem, e ao indagar um mau profissional, é notório receber um sorriso amarelo e notar uma saída rápida pela direita, pois todo mundo diz, eu acho, ou o amigo do amigo do meu pai sempre disse, não é um conteúdo técnico válido.
Quando um carro sofre um mau funcionamento de eletro ventilador que não aciona, ou que aciona e não para mais, é preciso antes de tudo, verificar o sistema quanto a vazamentos, mas atenção, pois o vazamento mais perigoso é o que libera uma gota por dia e sendo assim, é fundamental que o exame seja feito com calma e não uma análise express de 30 segundos, o que infelizmente é a mais praticada e que muitas vezes acaba dando uma tremenda dor de cabeça ao consumidor. Um teste eficiente para vazamento deve ser realizado com um injetor de pressão ou uma smoke machine. O teste de pressão é o mais comum no Brasil, e o processo que recomendamos deve seguir os seguintes passos.
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- Pré avaliação visual do estado do sistema
- Injeção de pressão para teste de estanqueidade, com a pressão adequada com base no projeto do motor durante o mínimo de 10 minutos com motor em torno de 60 graus.
- Injeção de pressão igual a máxima indicada na tampa do reservatório com o motor em funcionamento para análise do selo mecânico da bomba d água durante 5 minutos.
- Teste da tampa do reservatório com pressão referente á indicada pelo fabricante. Atenção, pois esse teste é fundamental até para tampas novas instaladas ou que serão aplicadas, já que constatamos mais de 50% de tampas novas com defeito no mercado de reposição.
- Testes de obstruções de mangueiras e conexões de menor diâmetro
- Testes e análise do estado de válvulas termostáticas e de sua real presença, pois infelizmente existem pessoas que cometem o crime de remover a válvula termostática, o que aumenta o consumo de combustível, danifica o motor e prejudica o fluxo correto do liquido de arrefecimento entre o motor e o radiador, principalmente em sistema by pass como os do Ford Fiesta Zetec como em muitos outros projetos modernos.
- Substituição do liquido do sistema com o equipamento adequado (vídeo abaixo), e a realização de um novo teste ao final em busca de algum vazamento antes da aplicação do aditivo.
- Confira nosso artigo sobre motores que fervem e descubra outras dicas, incluindo a de limitadores de mangueiras que se obstruem com partículas de oxidações suspensas no liquido e costumam da uma grande dor de cabeça, principalmente quando o sistema é completamente esvaziado, clique aqui para conferir.
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